da Serra Leoa ao Cabo da Boa Esperança

01-10-2011 22:41

 

O CABO DA BOA ESPERANÇA

 
   Viste que D. João ficou a orientar os Descobrimentos ainda antes de ser rei, enquanto o seu pai, D. Afonso V, o Africano, andava ocupado com a guerra em África.
   Viste também que o seu objectivo já não era só o comércio com a costa africana, mas ver se era possível contornar África, passando do oceano Atlântico ao Índico, para chegar à Índia e ao rico comércio das especiarias e outros produtos.
   D. João II mandou Diogo Cão e os seus marinheiros em duas viagens de exploração, onde o navegador descobriu quase 2 000 km da costa africana.
   Mas só na terceira viagem Bartolomeu Dias conseguiu passar para o outro lado de África, do Oceano Atlântico para o Índico, ao dobrar o cabo da Boa Esperança (1488).
   Em pouco mais de meio século, os portugueses tinham descoberto toda costa ocidental africana, do cabo Bojador (Gil Eanes – 1434), até ao cabo da Boa Esperança (Bartolomeu Dias – 1488).

 


 

 




 

 
   Bartolomeu Dias chamou-lhe cabo das Tormentas*, mas D. João II decidiu deu-lhe o nome que ainda hoje mantêm, cabo da Boa Esperança. A boa esperança de os portugueses chegarem à Índia, por via marítima, e dominar o comércio do Oriente com a Europa.
   Os portugueses queriam criar uma nova rota para trazer os produtos daquelas terras: a rota do Cabo. Sempre por mar, seria mais rápida, segura e barata que a rota do Mediterrâneo, há séculos dominada por árabes e italianos.
 
* Tormenta – Tempestade violenta.


 

 

"... e vieram a dar com o maior cabo que no mundo se descobriu (...)

Ora foram tão cruas as tempestades que os nossos padeceram, que a cada passo perdiam esperanças de salvamento: donde veio porem-lhe o nome de Cabo das Tormentas.

Assim que o dobraram e o assinalaram, voltaram para trás. Logo que ao senhor rei D. João foi explicado o feito, ficou tão alvoroçado que dava já por aberta a estrada para a Índia; e, comovido do feliz acontecimento, lhe impôs o nome de Cabo da Boa Esperança.

D. Jerónimo Osório, Vida e Feitos de El-rei D. Manuel