Conversão de Anos para Séculos

02-05-2013 09:14

História: é a ciência dos acontecimentos humanos ao longo do tempo. Estuda o passado dos homens e das nações, seu modo de vida, seus conhecimentos, fatos ocorridos e suas reações através do tempo. A História estuda o passado com o objetivo de explicar o presente.

Tempo: para a História o tempo seria o meio semelhante ao espaço em que se desenvolvem os acontecimentos. Para a Física, o tempo seria a medida de duração dos fenômenos, permitindo assim assinalar a sucessão dos eventos. O tempo é uma mudança contínua pela qual o presente se converte em passado.
Fontes Históricas: para conhecer o passado os historiadores recorrem às fontes históricas, que são todos os vestígios deixados pelo ser humano ao longo do tempo. Podem ser escritas como documentos, leis, registros de negócios, cartas, livros, biografias, etc. Ou não escritas, como monumentos, fotografias, armas utensílios domésticos, ferramentas, etc.
Cada povo, e em cada época, possui uma concepção diferente do tempo e História. A relação que desenvolvemos hoje com o tempo através das atividades do cotidiano, como trabalho e lazer, é diferente da relação que as pessoas mantinham com o tempo no passado, mesmo no mundo Ocidental onde vivemos.
No estudo da História é importante conhecer outras sociedades. E é a cultura que define em muitos aspectos a sociedade.
Cultura: se refere as maneiras como as pessoas entendem o mundo, suas práticas religiosas, os papéis atribuídos aos homens e às mulheres, a criatividade humana na arte, na música, na arquitetura, a linguagem e outros.

Como o tempo é contado?

1. Calendários são sistemas de contagem que utilizam unidades temporais como dia, mês e ano.
Tipos de Calendários
a) Calendário Cristão : utilizado pela maioria dos países ocidentais. Marca os anos a partir do nascimento de Cristo. Foi adotado em 1582, através do papa Gregório XIII.
a.C. antes de Cristo
d.C. depois de Cristo
b)Calendário Muçulmano: utilizado em países de religião mulçumana. Marca os anos a partir da fuga de Maomé para Meca, em 622.
c)Calendário Hebraico: Calendário Hebraico : utilizado em países de religião judaica. Marca os anos a partir de uma referência bíblica do que seria a criação do mundo, situada no ano 3760 a.C.

2. Periodização da História - A divisão da História em períodos, para facilitar seu estudo. Através de uma concepção eurocêntrica do mundo, difundiu-se uma linha do tempo baseada em eventos ligados ao contexto do continente europeu.
Linha do tempo: Antiguidade ou Idade Antiga (+ ou - 3200 aC a 476 dC); Idade Média ou Medieval (476-1453 dC); Idade Moderna ou Modernidade (1453-1789); Idade Contemporânea (1789-hoje).

3. Século: período de 100 anos, contando do ano 1 ao 100, do 101 ao 200 e assim sucessivamente.

Como converter anos em séculos?
1- Se o ano terminar em 00, permanece o(s) dígito(s) inicial(is), convertido(s) em século.
Exemplo: 1200=séc.XII; 300=séc.III
2- Se o ano não terminar em 00, acrescenta-se 1 ao(s) dígito(s) inicial(is), convertido(s) em século.
Exemplo: 1756=séc.XVIII; 101=séc.II

Como converter séculos em anos?
1- Converte-se o(s) dígito(s) inicial(is), do romano ao cardinal, acresentando dois zeros. Este é o ano final.
Exemplo: séc.XVI=16+00=1600
Em seguida, subtrai 99 do número, encontrando, assim, o ano inicial.
Exemplo: 1600 - 99=1501
Ou seja, o séc.XVI inicia em 1501 e termina em 1600.